A Federação Cearense Esportiva de Taekwondo (FECET) teve a honra de sediar, neste ano, o Programa de Desenvolvimento Regional (PDR) da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD @cbtkd.oficial). O evento, realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza, de 19 a 21 de abril, contou com um recorde de quase 150 inscrições entre atletas e técnicos de toda a Região Nordeste.

O PDR visa fortalecer as cinco regiões do país no cenário competitivo do Taekwondo nacional, com foco na modalidade Kyorugui (luta). Destinado a atletas das categorias cadete e juvenil das seleções estaduais, com idades entre 12 a 17 anos, o programa ofereceu capacitação para técnicos e treinadores e buscou descobrir novos talentos através de avaliações físicas, técnicas e táticas.

O PDR teve uma programação robusta e envolvente. Na sexta-feira à noite, os treinadores foram agraciados com palestras de destaque. O Prof. Dr. Rafael Kons (@konsrafael), palestrante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), abordou “Conhecimentos e Competências do Treinador”, enquanto Guilherme Felix (@guilhermecfelix), Analista de Desempenho da CBTKD, discutiu “Desenvolvimento do Calendário Nacional, Internacional e Ranking Olímpico”.

No sábado, os atletas foram liderados em treinos intensivos pelos Treinadores da Seleção Brasileira de Taekwondo, Erickson Busatto (@ericksonbusatto) e Reginaldo dos Santos. Além dos treinos, os atletas tiveram seus dados antropométricos coletados pela preparadora física da Seleção Brasileira de Taekwondo, Mayra Ishibashi (@mayraishibashi). À noite, as palestras prosseguiram com o Prof. Dr. Rafael Kons falando sobre “Habilidades Para a Vida – No Caminho da Medalha”, Mayra Ishibashi abordando “Mitos do Trabalho de Força na Infância”, e Guilherme Felix explorando “Princípios Básicos das Ações do Combate”.

No domingo pela manhã, o evento encerrou com uma simulação de rounds, onde treinadores pessoais atuaram para avaliar o nível de informação dos treinadores, a clareza da informação e o entendimento das ações que permeiam o universo da luta. Os atletas foram avaliados em seus níveis técnicos e nas tentativas de execução das técnicas solicitadas pelos treinadores, entre outros aspectos.

Como uma surpresa especial para os participantes, o evento realizou um sorteio em parceria com a Rsport (@rsport_lutas), sorteando doboks e camisas do evento, criando momentos de alegria e expectativa entre os presentes.

Com uma organização impecável e uma programação diversificada, o Programa de Desenvolvimento Regional de Taekwondo na Região Nordeste, reafirmou seu compromisso com o crescimento e desenvolvimento do esporte na região, capacitando profissionais e descobrindo novos talentos para o Taekwondo nacional.

O evento contou com o apoio crucial de importantes instituições locais, como o Instituto Dragão do Mar (@institutodragaodomar), o CFO Ceará (@cfoceara) e a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (@sesportece), que foram parceiros fundamentais para a realização e sucesso do PDR.

Tendência